Desde os suspiros finais do Orkut, os brasileiros vêm se questionando: o que vem pela frente? Este Facebook é febre? O que faço com ele? O que é o Facebook?
E passaram-se 10 anos desde sua existência e algumas perguntas ainda não foram respondidas. O Facebook é mais que uma rede social? Posso trabalhar a imagem de minha empresa sem confrontar minha imagem pessoal? Como funciona a Fan Page? Segurança? Dinamismo? Complexidades? Convergências? Estatísticas? São tantos apontamentos que ficamos perdidos neste emaranhado de informações, porém, o que muitos não sabem é a funcionalidade básica desta Rede Social Multi Midiática, então vamos começar pelo princípio. Quando surgiu o Facebook? Porque inventar o Facebook? O que é o Facebook?
Primeiro Layout |
Evolução do Layout |
A página inicial é composta pelo
conjunto das informações mais importantes relacionadas à rede de amigos e
conexões do usuário; exibindo, por exemplo, as suas atualizações mais recentes,
os recursos favoritos, aplicativos instalados, grupos criados, páginas
vinculadas a seu perfil, listas de amigos - como, por exemplo, todos os amigos
que fazem parte da família ou estudaram na mesma instituição de ensino do
usuário -, eventos, assinaturas realizadas e anúncios relacionados a seu
perfil. Além disso, estão sempre disponíveis as informações sobre solicitações
recentes de amizades, mensagens recebidas e notificações de atividades de
amigos que possam ser de interesse do usuário no menu superior das páginas do
Facebook, além de banners e páginas curtidas pelos amigos.
Quanto às suas funcionalidades,
uma das principais características do Facebook é a transformação de um perfil
em uma Timeline (ou Linha do Tempo, em português), a qual permite que todos os
usuários possam postar comentários a respeito das mensagens publicadas por
todos envolvidos em sua rede de amigos, assim como curtir ou compartilhar as
informações pelas quais se interessarem. Ao curtir determinado objeto dentro da
rede social, o usuário valoriza o conteúdo do mesmo, tornando visível aos seus
amigos que se interessou por determinada informação. Já o recurso compartilhar
permite que o usuário faça uma postagem do conteúdo em questão na sua própria
linha do tempo ou para amigos específicos. Nos perfis de outros usuários, em
acréscimo, é possível utilizar o recurso cutucar, o qual é bastante utilizado
para cumprimentar os mesmos - permitindo que eles saibam que foram cutucados
quando acessarem as suas contas.
Nos dias atuais, segundo
estatísticas oficiais do Facebook, a rede social conta com mais de 850 milhões
de usuários ativos em todo o mundo, sendo que mais de 50% do número total de
usuários acessam o site todos os dias. Em acréscimo, segundo pesquisa do IBOPE
Nielsen Online, o Brasil possuía, em agosto de 2011, 30,9 milhões de usuários
únicos na rede social. Por se tratar da rede social mais popular e completa do
mundo, possuindo um caráter tanto pessoal quanto corporativo, o Facebook se
torna um excelente cenário não somente para criar e manter relações com outros
usuários; mas também para conhecer e divulgar empresas e seus produtos e/ou
serviços.
As oportunidades em meio a esta
rede são tantas, que figuras públicas, empresas e companhias, marcas, produtos,
serviços, políticos e organizações sem fins lucrativos utilizam perfis como
presença personalizável via Facebook. Atualmente, várias empresas de todos os
lugares do mundo extinguiram os seus sites empresariais e passaram a utilizar
somente a rede social mais popular do mundo para marcar presença na Internet e
entrar em contato direto com seus clientes - um exemplo é a agência de
publicidade brasileira Africa, que redireciona o acesso do seu site para a sua
página no Facebook -, reunindo todas as suas informações na sua página de fãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário