quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SOCIALMENTE INACESSÍVEL

E o auge da fofoca do momento é a dita PRIVACIDADE em REDES SOCIAIS. Isto é possível? Como se tornar socialmente inacessível? Porém, para que possamos compreender e sermos sabedores desta forma "anti-social" de convívio em rede é necessário compreender a REDE.

O QUE SÃO AS REDES SOCIAIS?
Com o avanço das tecnologias de informação, as redes sociais online surgem como um importante meio de socialização e comunicação. Ao ingressar em uma rede social online, o usuário tem a possibilidade de criar um perfil, participar de comunidades, comunicar-se com outras pessoas e utilizar recursos, tais como blogs, mensagens instantâneas, fóruns. As redes sociais têm transformado não só a maneira como as pessoas mantêm contato com amigos e familiares, próximos ou distantes, como também têm sido usadas por empresas para atingir um determinado público alvo, permitindo um maior nível de interação deste com a empresa.
 
As redes sociais têm atraído um número cada vez maior de usuários. No ano de 2005, não houve nenhum site de rede social classificado no “world's top 20 English-language Web sites”. No entanto, em 2008, cerca de metade da lista era ocupada por sites voltados para este serviço. Em junho deste mesmo ano, o número de usuários que freqüentavam a rede apenas uma vez ao mês representava cerca de 2/3 do total de usuários da internet. De acordo com um estudo recente feito pela IBM, o número destes usuários deve ultrapassar a faixa de 800 milhões em 2012.

E quanto a privacidade? Como se pode tê-la?
A essência dos sites de redes sociais online é a comunicação e a interconexão entre pessoas. Para tanto, a rede permite que o usuário preencha um formulário com diversas informações pessoais e profissionais, o perfil do usuário na rede. Entretanto, em muitos casos, o usuário não toma as devidas precauções no momento de discernir que informações deve tornar públicas. Um fato interessante é que as pessoas são muito mais propensas a compartilhar seus dados em redes sociais do que em outros meios de comunicação, como por telefone, e-mail ou pessoalmente. É o chamado Paradoxo da Privacidade.

Um grande problema na questão de privacidade deve-se ao fato de que as redes sociais online não alertam os usuários sobre os riscos que eles podem estar expostos ao participar da rede, divulgando informações pessoais. De acordo com Andrea Matwyshyn, responsável pela organização do congresso de Melhores Práticas de Segurança da Informação no início de 2009, “A definição tradicional de privacidade está sendo contestada”. A falta de consciência dos jovens na divulgação de suas informações pode trazer conseqüências futuras desagradáveis.

Evitar estas agressões desnecessárias é o pronto primordial da tão exigida privacidade. E como se proteger? Há como evitar estes ataques de pessoas estranhas? Há uma forma rápida e eficaz para isto. As redes sociais permitem ao usuário um determinado controle sobre a privacidade de suas informações. Em geral, esse controle restringe-se à quem pode ter acesso ao que no perfil do usuário. Os controles mais comuns relacionam-se à informações do perfil do usuário, informações disponíveis pelos aplicativos instalados e informações sobre as atualizações do usuário. Algumas redes sociais permitem ainda que o usuário controle quem pode encontrá-lo através de buscas e que informações do perfil podem ser vistas. O Facebook é um exemplo de rede social que permite um controle mais detalhado das configurações de privacidade, entretanto, sua interface é muito complexa para os usuários comuns.

As ferramentas oferecidas por estes sites para proporcionar privacidade aos dados do usuário não são suficientes para assegurar tal privacidade. Entretanto, podem criar um sentimento de confiança no usuário que, por essa razão, passará a acreditar que links vindos de pessoas na sua rede não oferecem perigo e se sentirá mais confortável para expor detalhes sobre sua vida na rede. Análises feitas sobre a utilização das opções de privacidade disponíveis pelo Facebook em redes universitárias mostram que a maioria dos usuários - cerca de 87% - possuem as configurações padrões. Uma grande maioria destes usuários tem conhecimento acerca das opções de privacidade oferecidas, no entanto, poucos fizeram alterações nas mesmas.

Então, comunicar-se é uma dádiva, vamos usar e abusar desta ferramenta que nos possibilita desempenhar nosso papel com dignidade e maestria, nos comunicando; basta seguirmos alguns passos fáceis que sua segurança e integridade estarão asseguradas. Agora, lembre-se sempre, que os que nos difere dos outros animais é nosso poder de comunicação!

Um comentário:

  1. Não conseguimos ter privacidade total em nenhuma rede social. Você pode deixar privado, mas a sua página inicial estará sempre presente. No facebook, não existe a opção, por exemplo, das fotos atualizadas do cabeçalho serem privadas, ela tem que ser pública. O único avanço é que você pode optar por não ser encontrada pelo sistema de buscas. Mesmo assim, as fan pages expõem seus autores.
    Optei por fazer dois perfis nas redes sociais, um pessoal e outro profissional, justamente para não misturar os passageiros. Se é que me entende!!

    Márcio, como você já participou do BookCrossing, vim te avisar que foi lançada a campanha para o 5º BookCrossing Blogueiro que acontecerá do dia 08 ao dia 16 de Novembro.

    Boa semana!!

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