quinta-feira, 19 de abril de 2012

OS CACOS DO PROCESSO COMUNICATIVO

Pus-me pensar esta semana... “porque é complicado transmitir uma mensagem?” e após incessantes reflexões cheguei a uma conclusão...

O princípio básico da comunicação, seja ela qual for sua função, é a de transmitir a MENSAGEM do LOCUTOR ao INTERLOCUTOR, sem que haja problemas na DECODIFICAÇÃO da mesma... Se o princípio é tão simples, pergunto-me agora, qual o problema em levar uma mensagem clara, objetiva e direta?
Tendo como base a mensagem vamos refletir um pouco antes de cometermos um deslize na mídia e termos nossa imagem corporativa ofuscada. A economia, ou retenção de gastos, não deve interferir na IMAGEM CORPORATIVA da empresa, certo? Então porque retiramos uma conta assegurada com uma agência responsável para lançarmos nosso empreendimento ao mausoléu, à sombras de pequenas agências, ou até mesmo, à responsabilidade daquele menino que entrou ontem e ainda não está inserido à processos complexos que integram o meio produtivo? A resposta é curta, simples e objetiva! Burrice...

Uma agência de publicidade, ou até mesmo de Marketing, possui seu redator, ou até mesmo uma equipe redacional que fará a análise textual do “job” a ser lançado, agora, lançar um material sem uma revisão ortográfica – NEM A DISPONIBILIZADA PELO PACOTE OFFICE –corremos o risco de cometermos gafes graves, que interagem com o interlocutor, porém a decodificação da mesma sofre atritos e a mensagem não é compreendida e sim assimilada; muitas vezes ridicularizada. E quem sofre o reflexo desta ação mal direcionada? Os cofres Corporativos? O diretor presidente? O designer? Não! A conseqüência será visualizada, de forma coletiva no quadro corporativo, pois a somatória de vetores negativos acabam em uma resultante, também, negativa.

Então... A comunicação é ou não é um fator positivo à rentabilidade e ao sucesso geral corporativo? Vejamos alguns reflexos da “economia”...






Nenhum comentário:

Postar um comentário