segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COMUNICAÇÃO DIRECIONADA

A Comunicação Direcionada, além de agregar valor social ao fator segmentado, interage diretamente com o público gerando crescimento sustentável e visualização de massa...


Hoje, um termo que está em comum uso é a CUSTOMIZAÇÃO de campanhas, bens e afins... Levar um determinado produto a um determinado cliente para um determinado segmento de mercado é uma das mais belas formas de se comunicar diretamente com o consumidor final, dando a ele, seu devido valor na fatia de mercado... A customização destes bens não se refere somente à visualização de alavancagem da branding, mas sim, um fator de RESPONSABILIDADE SOCIAL. A valorização do homem frente a marca tem seu poder de persuasão e satisfação de ego, ou seja, visa a fidelização de clientes frente a um campanha direcionada e distinta.

Um exemplo bem distinto e que repercutiu de forma monstruosa, não somente na internet, mas também nos meios de comunicação foi a campanha de mídia da PARADA DA DIVERSIDADE DE SÃO PAULO, que, por ser o maior movimento LGBTTIS – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais,  Travestis, Instrassexuais e Simpatizantes – do mundo, chocou o público externo com uma campanha direcionada e focada na conscientização do uso de preservativos e respeito pelo próximo. Utilizando uma linguagem focada em passagens bíblicas desenvolveu-se a campanha com o seguinte slogan – NEM SANTO TE PROTEGE ::: USE CAMISINHA – e foi o start inicial para a Igreja Católica focar seus poderes e disseminar a crítica frente a mídia... Fator este que resultou em mais foco para o público segmentado... MÍDIA USADA DE FORMA COESA E CORRETA – em meu ponto de vista. Há quem discorde... Mas a igreja fez mais mídia que a Assessoria de Imprensa do Evento. Cito outro fato, JUDAS – LADY GAGA... A igreja fez mais foco que a própria cantora... CERTO? ERRADO? PECAMINOSO? APROVEITADOR? Muitas são as denominações, porém o resultado foi obtido... Se a liberdade de expressão é válida, deixaremos que utilizem dela!

Imagem meramente ilustrativa 
A mídia direcionada evoluiu no mercado de forma assustadora, ganhando proporções irreversíveis para o mercado publicitário e de comunicação. Após a Revolução Industrial, buscou-se demonstrar os produtos oferecidos de forma com que atingisse seu público alvo e o mesmo fosse persuadido pelas mensagens – subliminares ou não – adquirindo, difundindo e expandindo o mesmo. Hoje, empresas, buscam direcionar, apoiar, incentivar ou classificar seus consumidores de acordo com seu grau de consumo. Uma fatia de mercado extremamente crescente é o PÚBLICO LGBTTIS, onde conquistou, através de seus manifestos, não somente o respeito pela sua orientação, mas também uma fatia de mercado exclusiva; tornando-se hoje no que muitos definem como FOCO MERCADOLÓGICO – os nichos de mercado.


As imagens aqui utilizadas não possuem ligação com os produtos ou fornecedores ilustrados, imagens criadas para uma compreensão sobre o assunto, deixando de lado vinculações de quaisquer natureza.

3 comentários:

  1. Achei barbaro o conteúdo do blog. quero acompanhar achei muito pertinente e bem escrito parabéns meu amigo. é exatamente como acredito as vezes nem sempre são os melhores caminhos mas o objetivo precisa ser alcansado. abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Kau... Receber um comentário assim, de um jornalista... me deixa realmente feliz da vida... Pode acompanhar... Agora estarei dando um pouco mais de atenção a ele!!!

    ResponderExcluir