sábado, 28 de abril de 2012

PATO BRANCO 60 ANOS


E não é que a ideia se propagou?

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através do Departamento de Cultura levaram ao conhecimento de todos no último dia 20 de Abril a logomarca oficial do aniversário do município o que gerou fervor e sede de desbrava-la. A logomarca oficial foi aceita pela população e onde é vista é comentada sendo cobiçada pelas empresas locais que, além de demonstrarem patriotismo, demonstraram reconhecimento ao autor da mesma (eu mesmo), proferindo elogios e sanando dúvidas...

Pois bem, aqui iremos decifrar a logomarca, que além de bonita possui sua ideologia baseada no patriotismo e no resgate histórico dos 60 anos de Emancipação Política de Pato Branco.

CASTING DA PEÇA
Criador: Marcio Antonio Machado;
Cliente: Prefeitura Municipal de Pato Branco;
Brainstorming: “uma logomarca que simbolize o desenvolvimento do município, bem como transmita ar de festividade e alegria”  Sr. Daniel Cattani – Vice Prefeito do Município.

Mensagem Subliminar: a logomarca partiu do pressuposto de patriotismo, então trabalharam-se diversas idéias tendo como fonte o Verde e o Amarelo – simbolizando nossas riquezas, nossos bosques e nossas esperanças... Foram diversos modelos – precisamente 20 – apresentados onde chegou-se ao modelo oficial.

FORMATO TAÇA: A primeira solicitação foi atendida devido ao formato da mesma. Optou-se pelo formato taça nas cores verde e amarelo, transmitindo o orgulho de sermos brasileiros e a festividade que aqui se celebra, brindando um novo ano e uma nova década. Com tudo deu-se o entorno das cores se abraçando e acolhendo o município (sendo que as demais informações estão no interior da taça). A riqueza e a Natureza podem andar de mãos dadas? Sim, e com este propósito trabalhou-se as mesmas se unindo e projetando o futuro de uma nação através de seus 60 anos.

AS ESTRELAS: Cada estela simboliza uma década de avanço tecnológico, desenvolvimento econômico e social. As estrelas estão em ordem crescente surgindo do centro da taça, do ponto zero, do surgimento de Pato Branco aumentando gradativamente e por fim, tornando-se a estrela maior, o motivo de orgulho dos munícipes, pois hoje além da cidade ser Polo de Tecnologia, Saúde e Educação é umas das melhores cidades para se viver (dado obtido pelo IBGE). PORQUÊ AS ESTRELAS EM AMARELO EM TORNO DO ENLACE AMARELO? A riqueza que conquistou-se através do anos, saindo de berço pobre e humilde e hoje tornando-se um dos maiores índice de desenvolvimento humano do País, merece destaque. Ou não?

60 ANOS COLORIDO: Optou-se pelas cores Vermelha e Azul por um fator básico – são as cores predominantemente históricas do Brasão Oficial, onde o vermelho simboliza o sangue derramado através da Guerra do Contestado e o azul o arauto próspero de paz e aconchego.

NOME E DATA: O nome do município e seu período de emancipação política encontram-se em preto devido a sobriedade solene, o ar imperialista e também a seriedade da ocasião.

SLOGAN: PATO BRANCO TU ÉS NOSSO LAR! Como toda a peça foi feita através de um resgate histórico, nada mais simboliza o orgulho patriótico do que erguermos a bandeira de nosso município – A ORAÇÃO É EXTRAÍDA DO HINO DE PATO BRANCO.


Assim desenvolveu-se a campanha... Antes de finalizar, gostaria de dizer a todos... 
SIM, SINTO-ME ORGULHOSO DE SER O CRIADOR DA MESMA!!!

Espero ter respondido todas as perguntas e dúvidas... Agora participem das festividades... Acompanhem o Blog da Cultura que gradativamente irá lançar as informações relacionadas aos eventos alusivos...

2 comentários:

  1. A logo ficou ótima Marcio! Legal! Como é bom fazer um trabalho bem feito, não é?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sharon pelas palavras... Sim, sim, quando desenvolvemos um trabalho no qual nos identificamos e amamos o que estamos fazendo o reconhecimento é apenas uma etapa... A logo não é a minha preferida, um dia te mostro a minha menina dos olhos, mas neste segmento nem sempre o que gostamos é escolhido ou aprovado... Tudo varia de acordo com os gostos e conhecimentos do cliente...

    Mas, sim, esta também está interessante...

    ResponderExcluir