Durante os estudos da pós-graduação, muito falou-se e
fala-se em interação midiática, bem como gerenciamento midiático e isto aos
ouvidos de estranhos, passa-se por despercebido, chegando a ser considerado um “curso
para viciados” (já ouvi essa definição), ou uma especialização para “nerd”
(também já ouvi esta), porém o que mais me deixa extasiado, dia após dia é a
aplicabilidade dos conteúdos no meio empresarial de forma ativa frente a
alavancagem mercadológica.
Neste final de semana realizamos algumas práticas de mídia,
usando as formas diversas de comunicação, transmitindo mensagem e conteúdo e,
sobre tudo, gerando interação. Assim, realizou-se a aplicabilidade de assuntos
que, (por mim), jamais teria aplicabilidade alguma – pensamento de qualquer acadêmico
– mas a semiótica, por exemplo, foi uma das matérias que mais vieram em minha
mente deixando-me o seguinte paradigma: quanto eu poderia ter absorvido se o
pensamento aristocrático da soberba não subisse em minha cabeça quando
acadêmico? Resultado: estudando a aplicabilidade da mídia frente a alavancagem
promocional de produtos/serviços, e relendo alguns artigos distribuídos por
professores e alguns colecionados por mim, achei este relato, que achei interessantíssimo
compartilhar, ele trata da INTERATIVIDADE EM MÍDIAS CONVENCIONAIS – (um estudo de caso do campeão de interação –
MAC DONALD´S) - leia, valerá a pena!
Na Suécia, os responsáveis pelo marketing do Mc Donald’s
fizeram uma campanha com outdoor muito interessante. Queriam que os clientes
fossem até um dos restaurantes por um motivo a mais, ou um motivo que fosse
mais do que legal! O conceito era simples – na qual o cliente podia controlar
um outdoor interativo e participar de um jogo. Ao completar o desafio em 30
segundos, ganhava cupons para trocar por sanduíches ou outras guloseimas.
Quem quisesse “brincar” não precisava baixar um aplicativo
específico (o que normalmente é uma barreira para alguns participantes),
bastava entrar no site e o celular reconhecia sua geolocalização.
Essa campanha de marketing além de expor a marca, interagiu
com os usuários e fez com que fossem até um Mc Donald’s. Um ótimo exemplo de
campanhas que combinam mobile + online + offline.
Fonte: www.fazendosocial.com.br
E este é o verdadeiro objetivo da INTERATIVIDADE, seja ela
através de mídias convencionais ou não,
é atrair, fidelizar e maximizar a cartela de cliente de uma marca, produto ou
serviço.
Assim a interação,
pode alavancar seu posicionamento mercadológico de uma forma surpreendente,
criativa e inovadora, fazendo com que haja uma busca contínua de conteúdos
abstrativos que intensifiquem o psique do
cliente em prol da fidelização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário